9 de agosto de 2025

Esportes

Aos 18 anos Victoria Mboko vence Naomi Osaka e conquista seu 1° WTA Tour

A tenista canadense ganhou o título do WTA 1000 de Montreal na noite de quinta-feira (7) por 2 sets a 1

Babi Olusete• 08/08/2025
Thumbnail
Reprodução: vickymboko/obnmontreal

A tenista canadense Victoria Mboko, de apenas 18 anos, protagonizou uma grande história nesta temporada ao conquistar, nesta quinta-feira (7), o título do WTA 1000 de Montreal. A número 85 do mundo derrotou de virada a japonesa Naomi Osaka, ex-líder do ranking e multicampeã de Grand Slam, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/4 e 6/1, em 2h04 de partida.

O feito coroou uma campanha impecável. Antes de superar Osaka, Mboko já havia despachado outras campeãs de Slam: Sofia Kenin, Coco Gauff e Elena Rybakina, se tornando a segunda jogadora mais jovem da Era Open a vencer quatro campeãs no torneio. Filha de pais congoleses, nascida em Charlotte, Carolina do Norte, Mboko cresceu em Toronto e tem representado o Canadá desde os primeiros passos no circuito profissional.

A cerimônia de premiação do WTA 1000 de Montréal acabou ganhando um destaque extra depois de um curto discurso de Naomi Osaka, sem esconder a frustração pela derrota, mas esqueceu de parabenizar Victoria Mboko pela conquista. Isso gerou duras críticas nas redes sociais, principalmente porque a jovem canadense é uma fã declarada da japonesa.

Na entrevista coletiva após a final, Naomi destacou o desempenho de Mboko e elogiou sua algoz.

“Acho que a Victoria jogou muito bem. Esqueci completamente de parabenizá-la na quadra. Ela jogou muito bem”, afirmou a ex-número 1 do mundo e dona de quatro títulos de Grand Slam. Confira a coletiva:

Assim como Naomi, Mboko começou a jogar tênis aos três anos, inspirada por Serena Williams. Sua trajetória no circuito juvenil já indicava potencial, mas foi em 2025 que ela se consolidou como uma força no tênis profissional. Mboko demonstrou um jogo versátil, combinando defesa sólida com golpes precisos, especialmente nas devoluções de saque.

Contra Osaka, sua estratégia de prolongar os pontos e explorar erros da adversária foi fundamental. A canadense começou a temporada apenas no 333º lugar do ranking e havia vencido cinco torneios menores, no circuito da ITF e agora conquista um WTA pela primeira vez. A vitória a projeta para o 34º lugar no ranking, garantindo um bye na primeira rodada do WTA 1000 de Cincinnati e consolidando seu status como uma das favoritas para o US Open.

TAGS: