• 21-11-2024

Evento gratuito celebra a cultura afro-brasileira e valoriza a identidade das crianças com atividades lúdicas e educativas

No mês de julho, um evento especial toma conta da cena cultural baiana: o Julho das Pretinhas. Em sua 5ª edição, o festival de arte e educação dedicado ao público infantojuvenil traz uma programação diversificada e gratuita, explorando temáticas afro-brasileiras e promovendo a valorização da identidade negra. Com a proposta de levar conhecimento ancestral, intervenções artísticas e contação de histórias, o festival ocorrerá entre os dias 25 e 29 de julho, em um formato híbrido que combina atividades virtuais e presenciais. 

 

Idealizado pela atriz, diretora e escritora Cássia Valle, o Julho das Pretinhas tem como objetivo principal plantar a semente da representatividade e valorização da identidade afro-brasileira desde a infância. A programação conta com diversas atividades protagonizadas por crianças, como apresentações de música, dança, teatro e manifestações criativas. Através das páginas do projeto nas redes sociais, as crianças convidadas terão a oportunidade de mostrar seus talentos e expressar sua criatividade. 

 

Além das intervenções artísticas, o festival também oferece outras experiências enriquecedoras, como a sessão  "Fala Pretinhas" , na qual meninas compartilham seus depoimentos sobre representatividade, e a contação de histórias com foco na figura de Maria Felipa, uma das heroínas da história da independência da Bahia. Cássia Valle e Luciana Palmeira se juntam para contar a história dessa líder quilombola em um vídeo disponível no canal do YouTube Calu Brincante. 

 

A culminância do evento ocorrerá presencialmente em Palmeiras (BA), com a realização de uma  "Tarde Pretinha" durante a festa de encerramento da Flipazinha, no dia 29 de julho. A cidade de Amélia Rodrigues também receberá atividades artísticas presenciais, entre os dias 24 e 29 de julho. 

 

O Julho das Pretinhas é uma iniciativa que nasceu em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Desde então, o festival se consolidou como um espaço de reflexão, valorização e resgate das raízes afro-brasileiras, levando arte, educação e empoderamento para as crianças e suas famílias. 

 

GRATUITO 

> Programação Virtual 

25 a 29 de julho nas páginas   @calubrincante e   @julhodaspretinhas 

Intervenções Artísticas, Ocupação das páginas pelo Bonde da Calu,  

26 de julho - Falas Pretinhas com Cássia Valle e Luciana Palmeira no canal do youtube: Calu Brincantes 



 

> Programação Presencial 

29 de julho - Apresentação do Bailinho da Aziza na Feira Literária de Palmeiras (BA) 

24 a 29 de julho programação em Amélia Rodrigues 

Redação Africanize

Redação do Africanize