• 07-09-2024

Na atual edição Copa do Mundo, Nouhaila Benzina, representando o Marrocos, chamou atenção pelo uso do hijab, seguindo sua crença no islã e vestindo-se de forma a cobrir todo o corpo. Embora haja discussões sobre o uso do véu, variando de país para país, para a zagueira marroquina é uma escolha pessoal.

 

Jogador de futebol americano segurando bola  Descrição gerada automaticamente

 

Apesar do uso inédito na Copa do Mundo feminina, nas últimas edições dos jogos olímpicos, atletas mulçumanas já haviam participado usando o hijab, a modalidade que acaba chamando mais atenção é o vôlei de praia, por conta do contraste com os trajes comumente usados pelas atletas. 

 

O véu que já foi banido pela Fifa, sob a alegação de ser prejudicial para a saúde das atletas, posteriormente foi liberado para uso. Seja no esporte ou no contexto social, religioso ou político, é um assunto que gera muito debate, porém, do ponto de vista da moda esportiva, o hijab tem sido um sucesso comercial e social.

 

Anexo

 

Em 2017, o Nike Pro Hijab, foi eleito uma das 25 melhores invenções do ano pela revista Time. Hoje as grandes marcas esportivas possuem o hijab em seu mix de produtos, é importante ressaltar a ótima iniciativa da Nike, que além de adaptar o tradicional véu islâmico para o esporte com o uso de tecnologia e tecidos adequados, soube explorar um mercado que consome muita moda e que até então não havia concorrência entre os gigantes da indústria.

 

Anexo

 

Além das marcas tradicionais, há marcas que tem como especialidade o véu esportivo, como é o caso da Raqtive, que trabalha com uma série de modelos e opções para a prática esportiva, e a Siya, que também tem como especialidade o hijab para uso esportivo, com foco em peças de banho. 

 

Anexo v

 

A Brunel Univesity of London é um caso notável da implementação do uso do hijab como forma de inclusão, em 2019, após uma pesquisa que revelou que apenas 18% das mulheres muçulmanas praticavam algum esporte, a universidade produziu modelos do véu para que houvesse uma aderência maior nas equipes esportivas, foi uma iniciativa inédita entre as instituições de ensino britânicas.

 

Anexo

 

Além do contexto social e comercial, o próprio design e modelagem do hijab abre oportunidades de implementação de novas tecnologias na moda, como tecidos mais leves, confortáveis, respiráveis e firmes, uma vez que é necessário que o véu não caia durante o uso. 

 

Anexo

 

Apesar da discussão complexa e delicada sobre o uso do hijab, é importante lembrar o contexto que a peça representa do ponto de vista da moda, sobretudo na prática esportiva, que envolve a questão de representatividade das mulheres mulçumanas. 

 

William Cerqueira

Formado em negócios da moda e atleta de atletismo, vive intensamente o mundo do esporte e da moda a anos, sempre buscando referências entre a moda, o esporte e a cultura.