• 14-05-2024

Dessa vez, a cerimônia terá mais a identidade dos dois e será voltada principalmente aos familiares e amigos que não puseram estar no casamento realizado durante o reality

Pouco mais de um ano após o fim das gravações de Casamento às Cegas 3, o casal Ágata Moura e Renan Justino, se reúnem novamente no altar. Em uma íntima cerimônia, cercados de amigos e familiares, o casal irá realizar a renovação de votos. Em conversa exclusiva com o Africanize, eles contaram o que mudou desde o fim do programa, falaram sobre seus próximos passos e revelaram detalhes da mais recente celebração deste amor. 

Confira a entrevista abaixo: 

Africanize: O que motivou a realização da renovação de votos? 

Ágata e Renan: Desde as cabines, combinamos que, se tudo desse certo, faríamos um casamento fora do reality, onde pudéssemos ter mais autonomia nas escolhas, com cerimônia pensada por nós, para nós e para os nossos, em especial aqueles que, devido às restrições do reality, não puderam estar conosco na primeira festa.  

Durante o período de sigilo não podíamos planejar, pois tínhamos que ser o mais discretos possível, então somente quando o reality foi ao ar, começamos a organizar e pensar esse dia. Agora, com a vida mais organizada, mais seguros da decisão tomada, acreditamos ser o melhor momento para reafirmar os votos

Africanize: Durante o programa, tudo acontece muito rápido. Depois que passou, como foi o processo de se conhecerem com mais calma 

Ágata e Renan: Desde o reality não tivemos um momento de calma (Risos). A vida real é isso, não para a gente se adaptar, ou conhecer, então fomos nos conhecendo de forma natural, como um casal comum que decide morar juntos após pouco tempo de namoro 

Desde uma ida ao mercado, à tomada de uma decisão profissional mais complexa, a gente prioriza realizar juntos, sempre considerando a opinião do outro, entendendo como o outro funciona, foi isso nos levou a um alto nível de cumplicidade. Passamos pelo complexo processo de adaptação, definição de responsabilidades, alinhamento financeiro, definição de prioridades e entendimento de preferências, tudo isso enquanto nos conhecíamos cada dia mais. Acreditamos que ainda estamos nesse processo.  

Um fator que foi e segue sendo fundamental para que a gente se alinhe sempre são os nossos pais. Até hoje, quando temos alguma dificuldade ou não sabemos o que fazer, sempre recorremos a eles! A gente aprende e se inspira com o time que está ganhando!   

Africanize: O que mudou daquele amor lá da época do programa, para o amor que vocês vivem agora? 

Ágata e Renan: Acreditamos que o amor ficou melhor, evoluiu e amadureceu.  

Melhor, porque depois de um ano, temos muito mais segurança daquela decisão tomada de forma tão repentina e sem muito tempo para avaliar alguns riscos, com o agravante de estarmos vivendo um turbilhão de emoções que um confinamento desperta. 

Além disso, sentimos que nosso amor ficou mais forte e maduro por conta de todos os desafios que superamos juntos e todo aprendizado que resultou desse processo. Passamos situações muito reais, problemas financeiros, psicológicos, escolhas difíceis, decepções e superamos cada uma delas sempre juntos colocando um ao outro como prioridade. 

É prática diária de escuta, diálogo, partilha, amor, empatia, respeito, doação, resiliência e paciência. Todos os dias a gente escolhe estar lá um com o outro, a gente escolhe continuar, mas a escolha é muito mais consciente do que foi há um ano. 

Africanize: Se tivessem tido mais tempo para se conhecerem, fariam algo diferente? 

Ágata: Nosso relacionamento começou num modelo muito atípico e deu certo dessa forma, então é difícil imaginá-lo num modelo mais convencional ou com mais tempo. Mas, se eu tivesse mais tempo, acredito que não teria tanta ânsia em obter respostas tão imediatas por parte do Renan. Como no reality tínhamos poucas semanas para o altar, eu quis extrair o máximo de informações que pudesse dele, porque sabia que minha vida iria mudar muito e eu deveria fazer isso com segurança e responsabilidade. Era muita coisa em jogo para ser decidido em pouquíssimo tempo, como a escolha de sair da minha cidade, me distanciar fisicamente de família e amigos, mudar minha rotina e me distanciar de algumas propostas profissionais que tinha em São Paulo. 

RenanHoje eu teria me aberto mais rápido para termos tido tempo de se aprofundar em questões importantes que acabamos fazendo no pós reality e nos gerou impactos aqui fora. 

 Africanize: Quais são os planos do casal para o futuro? 

Ágata e Renan: Nossos esforços têm sido muito focados nas nossas carreiras, que ficaram em segundo plano no período de gravação do reality. Estamos buscando estabilidade financeira para nós mesmos, para em um futuro próximo sermos pais e consequentemente para conseguirmos ofertar uma velhice mais tranquila para nossos pais, que não tem medido esforços para nos ver bem e felizes. Queremos viajar bastante, conhecer outros países (nenhum de nós já viajou para fora), experimentar possibilidades profissionais e voltar a trabalhar com projetos sociais como fazíamos antes do reality

Africanize: Sendo o único casal afrocentrado da edição, o que representa o fortalecimento desse amor após o fim do programa? 

Ágata e Renan: Nós não romantizamos o amor negro, até porque o vivenciamos e sabemos que, na prática, os desafios são grandes. O fato de os dois sermos negros não garante um relacionamento isento de desafios, ao contrário, reconhecemos a potência de amar um semelhante e o quão político isso pode ser, principalmente para uma população na qual o afeto sempre foi negado. É uma forma de dizer que sabemos quem somos, amamos quem somos e queremos perpetuar quem somos! Amor é uma ferramenta de revolução, e amor negro é mais ainda.