• 16-09-2024

Ruanda e África do Sul estão estudando a possibilidade de receber uma etapa do campeonato de kart

A Fórmula 1 pode estar próxima de retornar ao continente africano, com Ruanda e África do Sul se movimentando para receber uma etapa do campeonato mundial. Há menos de 15 dias, Christian Gakwaya, presidente do Automóvel Clube de Ruanda, afirmou que o país está "comprometido e preparado " para ingressar no calendário da F1. O CEO da categoria, Stefano Domenicali, confirmou que Ruanda tem um projeto sério para receber a competição e mencionou que uma reunião em setembro será decisiva para os próximos passos.  

Durante o Grande Prêmio dos Países Baixos, em Zandvoort, Lewis Hamilton foi questionado sobre a possibilidade de a África voltar ao calendário da F1. O piloto britânico, que há tempos defende a realização de uma corrida no continente, reforçou sua opinião.  

"Quanto mais olhamos para a África, mais concordamos que esse é o momento certo para uma corrida no continente. E o momento é 100% certo ", afirmou Hamilton. "Não podemos acumular competições em outros locais e continuar ignorando a África, de onde o resto do mundo tira alguma coisa, mas ninguém lhe dá nada em troca. Acho que realizar um GP por lá nos permitiria destacar o quão incrível é o lugar, além de levar turismo e todo tipo de coisa" , continuou.  

 

lewis-hamilton-africa
 

Hamilton também mencionou que Ruanda é um dos seus lugares favoritos e revelou que tem mantido conversas com pessoas tanto de Ruanda quanto da África do Sul sobre a possibilidade de sediar uma corrida de Fórmula 1.  

A África do Sul, por sua vez, também expressou o desejo de voltar a sediar uma corrida de Fórmula 1. O país tem um histórico com a categoria, tendo recebido provas na década de 1970 e 1980, sendo o circuito de Kyalami o último a abrigar uma corrida em 1993. Recentemente, o ministro do esporte, artes e cultura, Gayton McKenzie, declarou que sua gestão será considerada um fracasso caso não consiga reviver o icônico Grande Prêmio da África do Sul.  

Redação Africanize

Redação do Africanize