• 16-09-2024

Momento histórico aconteceu na sexta-feira (16), em base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia

Na noite da última sexta-feira (16), Senegal marcou um marco histórico com o lançamento bem-sucedido do seu primeiro satélite, GAINDESAT-1A. O lançamento aconteceu na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Com isso, o país se tornou uma das 12 nações africanas a possuir satélites de vigilância e telecomunicações no espaço.

O presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, destacou a importância do evento, afirmando que a medida representa um grande passo em direção à “soberania tecnológica” do país. “Gostaria de expressar meu orgulho e gratidão a todos aqueles que tornaram este projeto possível”, disse ele em uma postagem no X (antigo Twitter).

 

 

Maram Kaïré, diretor da agência espacial do Senegal, descreveu o lançamento como “um passo importante e um dia histórico no progresso e na determinação do nosso país em se tornar uma nação espacial”.

 

 

O GAINDESAT-1A foi construído por engenheiros senegaleses em colaboração com o Centro Espacial da Universidade de Montpellier, na França. O nanossatélite foi lançado em órbita junto com outros 115 satélites, utilizando o foguete Falcon 9 da SpaceX.

O satélite será utilizado para coletar dados para várias agências estatais, incluindo aquelas que lidam com recursos hídricos, aviação civil e meteorologia.

“O resultado de cinco anos de trabalho duro de nossos engenheiros e técnicos, este avanço marca um grande passo em direção à nossa soberania tecnológica”, observou o presidente Faye. Ele também expressou orgulho e gratidão a todos os envolvidos no projeto.

Redação Africanize

Redação do Africanize