• 07-07-2024

País da África Oriental fica a frente de países como Tailândia e África do Sul

Segundo relatório divulgado recentemente pelo Reuters Institute, o Quênia se tornou líder global no uso do TikTok. De acordo com a pesquisa de 2023, a nação da África Oriental domina a plataforma, com impressionantes 54% dos usuários envolvidos no TikTok para fins de entretenimento, enquanto 29% dependem especificamente dele para consumir notícias.  

 

 

A Tailândia fica em segundo lugar, seguida de perto pela África do Sul, onde 50% dos usuários usam o TikTok para conteúdo geral, enquanto 22% o usam como fonte de notícias.  

 

 

O relatório destaca a crescente importância do TikTok como canal de distribuição de notícias, especialmente entre os grupos demográficos mais jovens. Isso indica um afastamento das plataformas tradicionais, como o Facebook, que há muito tempo ocupava a primeira posição.  

 

 

O TikTok, Instagram e Snapchat preferem seguir celebridades e influenciadores de mídia social para tópicos de notícias, em vez de depender dos jornais tradicionais.  

 

 

A plataforma chinesa de vídeos continua a crescer rapidamente, sendo mais popular na faixa etária de 18 a 24 anos. Notavelmente, a influência do TikTok é mais proeminente em partes da Ásia, América Latina e África.  

 

 

Fonte: Okay Africa; Reuters