27 de dezembro de 2024

Música

Justiça do Rio determina retirada de música de Adele por plágio de 'Mulheres', de Martinho da Vila

A cantora é acusada de plagiar a música de música brasileira em 'Million Years Ago', do álbum '25'

Redação Africanize• 16/12/2024
Thumbnail

A cantora britânica Adele sofreu uma derrota na Justiça do Rio de Janeiro em um caso de plágio envolvendo sua música ‘Million Years Ago. A canção foi alvo de um processo movido pelo compositor Toninho Geraes, responsável pela criação de Mulheres, famosa na voz de Martinho da Vila. A decisão judicial determina que a faixa de Adele seja removida de todas as plataformas digitais.

A sentença foi assinada pelo juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que identificou “forte indício de quase integral consonância melódica” entre as duas músicas. Especialistas analisaram e sobrepuseram as melodias, evidenciando, segundo o magistrado, uma “indisfarçável simetria” nas faixas.

Conforme a decisão, a música de Adele deve ser retirada assim que as plataformas forem notificadas judicialmente. Caso a determinação não seja cumprida, será aplicada uma multa de R$ 50 mil. Não há uma data específica para que a remoção ocorra, e ainda cabe recurso.

[ads key=”55XEUAMVQM6M”][/ads]

O processo foi aberto em fevereiro deste ano e inclui um pedido de indenização de R$ 1 milhão, além da transferência dos direitos autorais da música de Adele para Geraes, com juros e correção monetária. O valor exato da indenização será calculado após emissão de um mandado judicial, considerando que as informações financeiras da cantora e das gravadoras são sigilosas.

Além de Adele, o produtor Greg Kurstin e as gravadoras Sony e Universal, que detêm os direitos de Million Years Ago, também são alvo do processo. A música foi lançada em 2015 como parte do álbum 25, um dos maiores sucessos da carreira da cantora britânica.

TAGS: