Histórias Negras
Conheça as mulheres negras por trás dos principais portais negros no Brasil
No Brasil, a força e a resiliência das mulheres negras se refletem em diversas áreas, incluindo a comunicação.
Neste dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha , destacamos essas grandes comunicadoras que, com suas vozes poderosas, promovem a visibilidade e a valorização da cultura negra. Esta data, instituída em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas na República Dominicana, é um símbolo de resistência e luta contra a opressão de gênero e raça.
Alguns dos principais portais negros do país são liderados por mulheres negras , que diariamente movimentam notícias e informações nas redes sociais e blogs.
Veja quem são:
Dalila Angelo – Wakanda Gossip
A mente por trás do Wakanda Gossip , primeiro portal de fofocas voltado para o público negro do Brasil.
Thais Bernardes – Notícia Preta
Jornalista, fundadora e CEO do Notícia Preta , portal de jornalismo antirracista que destaca questões relacionadas à cultura afro-brasileira e ao cotidiano dos afrodescendentes no Brasil e no mundo.
Vitória Ferreira e Karol Ferreira – As Negas do Ziriguidum
O portal As Negas do Ziriguidum foi criado pelas duas irmãs inquietas e insatisfeitas com a falta de representatividade negra nos meios de comunicação , no mundo corporativo e na vida em geral com objetivo abordar temas étnico raciais .
Sueli Carneiro – Geledés – Instituto da Mulher Negra
Renomada intelectual, filósofa e ativista brasileira. Ela é atual diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra , a primeira organização negra e feminista independente de São Paulo, antes liderada e fundada por Somilar Carneiro.
Silvia Nascimento – Site Mundo Negro
Jornalista, CEO e Head de Conteúdo do Mundo Negro , um portal de notícias voltado para a comunidade negra brasileira. O Mundo Negro é pioneiro na produção de conteúdo exclusivamente para comunidade.
Wanessa Fernandes – Africanize
Empresária, maquiadora e CEO da Africanize, o maior portal de mídias sociais na América Latina , dedicado a promover e difundir o ecossistema da cultura negra nos contextos africanos e em diáspora .
Essas mulheres não apenas informam, mas também inspiram e empoderam outras mulheres negras, mostrando que é possível ocupar espaços de destaque na mídia e na sociedade.
Você sabia que esses portais eram liderados por mulheres negras?