Tyla lança clipe de ‘Shake Ah’, gravado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro
Cantora gravou videoclipe durante o mês de setembro, quando veio ao país se apresentar no Rock in Rio 2024
Com mais de 15 anos de carreira, a multiartista atua em diversas frentes do entretenimento unindo moda, comunicação e música em seus trabalhos
Nascida no Rio de Janeiro, TamY é o nome artístico da multiartista Tamyris Reis. Cria da Zona Norte, a jovem cresceu em um ambiente familiar musical e desde cedo já demonstrava o seu gosto pela música. Quando tinha três anos, gostava de ver apresentações musicais na televisão e imitar os cantores que apareciam na telinha. A escova era o seu microfone. A artista também foi influenciada pelo pai, um fã de black music e aparelhagem, e por sua mãe, que a incentivava a cantar em corais na igreja. Ainda na infância, TamY fez diversas oficinas de música, bateria, percussão, violão e teclado.
Se preparando para lançar o EP “Baile da TamY”, previsto para novembro deste ano, a carreira na discotecagem começou por incentivo dos amigos que começaram a chamá-la de DJ, já que ela era sempre a responsável por levar as músicas para animar os encontros da turma. Com isso, em 2007, ela decidiu procurar um curso de especialização em mixagem e começou a fazer eventos. Atualmente, já são mais de 15 anos de estrada com passagens pelos projetos “RAPensando”, da Cufa, e “Red Bull Favela Beats”, do AfroReggae. A jovem é presença garantida em diversos festivais e eventos pelo país, a exemplo do “Rock in Rio” “Afropunk”, “Nômade”, “Queremos”, “Numanice”, “Tardezinha” e “Resenha do Mumu”. Em outubro, ela foi a responsável pelo show de abertura do evento beneficente que Bruno Mars realizou em São Paulo em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Na música, a artista tem em sua discografia os singles “Baile da TamY” (lançado em agosto de 2024), “Não Vou Falar de Amor”, “Nada Me Para”, “Linda, Chique, Sexy & Braba”, “Flash, “Daminarara” e “Não Fuja de Mim”. TamY defende que a música é uma importante ferramenta de transformação social.
“Acredito que não só a música, mas todo tipo de arte é um fomentador cultural e acho que é algo que transforma também. Se hoje eu vivo da música e consigo viver bem dela, é porque eu tive a oportunidade de ter isso inserido socialmente dentro da minha vida. Música é um transformador social, a arte no geral”, conta a artista que é criadora do projeto “DJ TamY na Laje”, uma oficina 100% gratuita para mulheres e que oferece aulas de mixagens básicas.
Com o seu som, a artista quer passar a mensagem de que a música cura e tem o poder de transformar em vários sentidos. Khaled, Jazzy Jeff e SNS são alguns DJ’s internacionais que inspiram e são referência para a multiartista. Já no território brasileiro, uma grande inspiração para TamY é a sua tia Aura, a primeira mulher a ser DJ no Rio de Janeiro e que abriu caminho para várias outras mulheres.
Foto: Divulgação
Mas engana-se quem pensa que TamY atua somente no cenário musical. A multiartista também é apresentadora, comunicadora e influenciadora. Ela participou do programa “Voz das Periferias” com MV Bill e Nega Giza na Rádio Roquette-Pinto, do Rio de Janeiro. Já residiu como DJ do “TVZ” no Multishow e é residente do programa “Festa Mix” da rádio Mix Rio FM. Na TV, a carioca protagonizou o “Quando Elas Tocam”, programa do Canal Bis. Na carreira, ela acumula algumas premiações e homenagens a exemplo do prêmio “WME Awards” na categoria DJ, foi eleita “Melhor DJ de Hip Hop” pela revista DJane MAG e já recebeu uma homenagem da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop por toda a sua contribuição para o movimento. Ela é conselheira da Rede NAMI, uma ONG que trabalha com Graffiti e Direito da Mulher.
Por ser uma mulher preta, a multiartista já enfrentou alguns preconceitos raciais e de gênero, mas ela vê na força e no poder da arte uma ferramenta para enfrentar esses desafios e seguir em frente. Com os seus projetos, ela visa conquistar novos públicos que dialoguem com os valores que acredita e defende. Levar sua arte às pessoas que se conectem com a sua história de vida e sua música.
Para os próximos cinco anos, ela quer conquistar ainda mais espaço com a sua arte e tem o desejo de lançar dois discos, se apresentar em diversos festivais pelo Brasil e pelo mundo. TamY é uma jovem carioca destemida e que não mede esforços para conquistar os seus sonhos. A artista é agenciada pela Liga Entretenimento.
Redação do Africanize
Cantora gravou videoclipe durante o mês de setembro, quando veio ao país se apresentar no Rock in Rio 2024
Com o sonho de ser músico interrompido por um tempo, artista mergulha na carreira e exorciza sofrimentos do passado
A faixa, que chega às plataformas digitais via ONErpm nesta sexta-feira (29), faz parte do próximo disco da artista