• 19-09-2024

A Câmara Municipal de  Minneapolis  concordou com um acordo de US$ 150.000 com  Donald Williams , um lutador de artes marciais mistas e testemunha ocular do assassinato de  George Floyd , que disse ter sofrido de PTSD devido ao incidente, de acordo com o Star Tribune .  

 

Blavity relatou que  Williams , agora com 35 anos, abriu o processo contra a cidade em maio de 2023. Ele alegou que ele e vários outros transeuntes foram agredidos pela polícia enquanto tentavam intervir na  prisão de Floyd em 25 de maio de 2020.  

 

denúncia  também afirmava que  Williams  estava preocupado com a segurança de Floyd depois que o ex-policial de  Minneapolis Derek Chauvin  se ajoelhou no pescoço de  Floyd  por quase 10 minutos enquanto  o mesmo  implorava por sua vida  

 

Williams  disse que  Chauvin  o ameaçou e a outros com uma lata de spray e a sacudiu enquanto permanecia ajoelhado no  pescoço de  Floyd , informou ao AP. Enquanto continuava a expressar suas preocupações sobre a situação,  Tou Thao , um oficial na época, interveio e colocou a mão no peito de  Williams .  

 

Embora ambos os policiais estejam agora condenados, Williams  disse que temia por sua segurança e suportou despesas médicas, dor, sofrimento, angústia emocional, humilhação e constrangimento, de acordo com o processo.    

O conselho votou sem oposição na quinta-feira, aprovando o valor do acordo para Williams, de acordo com o  Tribune  

 

Williams  também valeu-se de seu conhecimento em artes marciais ao testemunhar contra  Chauvin  durante seu julgamento em 2021. Ele explicou que o movimento usado em Floyd foi um  “estrangulamento de sangue”    para limitar sua circulação.    

 

“Chamei a polícia para a polícia” , testemunhou ele, segundo o Tribune. Quando questionado sobre o porquê, ele disse:  “Porque acredito que testemunhei um assassinato”.  

 

Em abril de 2021,  Chauvin  foi considerado culpado de  homicídio  de terceiro grau, e não intencional de segundo grau e  homicídio  culposo de segundo grau na  morte  de  Floyd, e em junho de 2021 foi  condenado a 22,5 anos de prisão .  

 

Um ano depois, ele foi condenado  a 20 anos de prisão federal por violar os direitos civis de  Floyd Chauvin  se declarou culpado das acusações federais de direitos e foi condenado a mais de 20 anos de prisão, a cumprir simultaneamente com sua condenação estadual. Thao  foi condenado em um tribunal estadual e sentenciado a mais de 4 anos de prisão por seu envolvimento na morte de  Floyd .  

 

Redação Africanize

Redação do Africanize