• 08-09-2024

Novembro está chegando e vai ter muito o que falar nesse mês da Consciência Negra. Pra começar esse ano teremos o Liberatum que vai acontecer de 3 a 6 de novembro no Centro de Convenções em Salvador- BA e os ingressos foram distribuídos dia 27/10 na plataforma Sympla gratuitamente e se esgotaram em poucas horas.

Nesta quinta-feira (26) durante uma coletiva online os organizadores do evento junto ao Secretário de Turismo  Maurício Bacellar , do presidente global do Grupo Liberatum  Pablo Gangulli e o presidente nacional do Liberatum  Felipe Ratz , trouxeram informações sobre o evento e da expectativa dos impactos que esse evento terá em um mês tão importante.  

O que esperar?  

O festival traz uma mensagem de diversidade e igualdade com objetivo de conectar as pessoas à inspiração. O  Liberatum pela primeira vez no Brasil promete ser um evento marcante da classe mundial de cultura, principalmente a cultura negra. Conta com fortes nomes de agentes de transformação e personalidades influentes negras.  

Sem dúvidas um evento dessa magnitude na capital mais preta do nosso país em pleno mês em que é referência de luta e transformação entendemos que será um marco histórico.  

O evento contará com exposição de artesanato, shows, painéis temáticos falando de afrofuturismo, inovação e transformação, feira de produtos de agricultura familiar, estande de arrecadação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome.  

"Eu digo que esse é um evento de energia, energético. Um evento grande como esse é realizado em Salvador. É um evento feito para as pessoas. Espero ver vocês lá. Porque esse evento é feito para as pessoas dessa cidade", disse Pablo Gangulli, criador do Liberatum.  

Personalidades  

O evento tem como convidados de honra  Angela Basset (atriz, diretora e produtora executiva) pela primeira vez no Brasil. Além das presenças importantíssimas de  Viola Davis (atriz e produtora),  Julius Tennon (ator, produtor de cinema, televisão e teatro e copresidente da Juvee Productions que fundou com sua esposa Viola Davis), Wole Soyinka um dos melhores escritores da história,  Paola Elsesser modelo e defensora de mulheres jovens.  

Do Brasil teremos a presença de vários nomes de peso como:  Seu Jorge (cantor),  Alcione,    Lázaro Ramos (ator, apresentador, cineasta),  Taís Araújo (atriz e apresentadora),  Iza (cantora),  Majur (cantora),  Erika Hilton (Deputada Federal de São Paulo),  Margareth Menezes (ministra da cultura),  Nina Silva (CEO do Movimento Black Money),  Alan Soares  (CEO do Movimento Black Money), entre outros.  

Impactos do evento  

Segundo o Secretário de Turismo Maurício Bacellar a Bahia tem muito para mostrar de suas riquezas em termos culturais e de história. O evento está gerando diretamente e indiretamente empregos e movimentando a economia local. Hotéis com 100% de ocupação, contratações de mãos de obras de produtos e serviços. Sem dúvidas Salvador entra para história ao ser sede de um festival internacional nessa magnitude.  

A Bahia sabe bem como fazer eventos e atrair olhares do mundo e por toda força ancestral que essa terra carrega. Certamente será um encontro com muita sinergia.