• 07-09-2024

Casal flagrado imitando macacos durante roda de samba são identificados

Seguranças do evento afirmam que outras pessoas reproduziram o gesto racista

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) está investigando um caso de racismo ocorrido em uma roda de samba em Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira (19). Segundo o portal G1, um boletim de ocorrência foi registrado após a divulgação de um vídeo onde um casal de pessoas brancas foi filmado imitando macacos durante o evento.  

Na ocasião, o casal começa a imitar macacos de forma pejorativa, durante a apresentação dos músicos da roda de samba. A cena, registrada pela jornalista Jackeline Oliveira, foi enviada para as autoridades.  

A mulher do vídeo é argentina, vinda de Buenos Aires para participar do Fórum Latino-americano de Educação Musical, e o homem é carioca. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.  

 

branca-racista-video-pejorativo
 

 

Seguranças afirmam que outros argentinos imitaram o gesto  

Seguranças que trabalhavam na roda de samba do Pede Teresa, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, relataram aos organizadores que argentinos presentes no local imitaram macacos ao deixar o evento. Este seria mais um incidente de racismo no mesmo local, além do ato flagrado pela jornalista Jackeline Oliveira.  

Wanderson Luna, músico e organizador da roda de samba Pede Teresa, informou que os seguranças serão ouvidos pela delegacia que está conduzindo a investigação do caso de racismo. A Decradi segue na tentativa de identificar e responsabilizar os autores das ofensas.    
 

Danilo Castro

Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.