• 19-09-2024

Boxe também sofre chances de ser removido do campeonato olímpico que acontecerá nos Estados Unidos

Se os Jogos Olímpicos de Paris 2024 trouxeram o breaking para o evento esportivo, não será mais por muito tempo. A nova modalidade olímpica será removida das Olimpíadas de Los Angeles 2028, após estreia. Saiba mais! 

O breaking, que fez sua primeira aparição olímpica este ano, contou com a participação de 33 b-boys e b-girls, representando 16 países. Entre os competidores, quatro são dos Estados Unidos, país onde a cultura do breaking tem fortes raízes e grande popularidade. A estreia do esporte no maior palco do mundo pode, no entanto, ter sido uma experiência única, já que a inclusão em futuras edições das Olimpíadas ainda está em discussão. 

Enquanto o breaking vive a expectativa de seu futuro olímpico, o boxe enfrenta uma situação ainda mais incerta. O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não confirmou a presença do boxe nos Jogos de Los Angeles 2028, uma hesitação que se deve às repetidas alegações de corrupção envolvendo a Associação Internacional de Boxe (AIBA). Até 2020, a AIBA era a responsável pela supervisão das regulamentações das competições de boxe nos Jogos, mas a falta de confiança do COI na organização levou à sua exclusão do processo nas últimas duas edições das Olimpíadas. 

 

boxe-olimpiadas
Foto: Getty Images 

Devido a essa situação, o boxe foi incluído provisoriamente no programa olímpico, mas sua continuidade está ameaçada. Caso um novo órgão regulador não seja estabelecido para substituir a AIBA, o boxe poderá não fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2028, uma decisão que impactaria profundamente atletas e fãs do esporte. 

 

Redação Africanize

Redação do Africanize