• 07-09-2024

Atleta foi demitido de clube de clube de ginástica após expor caso nas redes sociais

Foi em maio de 2015, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá, que o medalhista Ângelo Assumpção sofreu em racismo no ginásio pelos colegas de equipe Arthur NoryFelipe Arawaka Henrique Flores, em vídeos para o aplicativo Snapchat. 09 anos depois, Ângelo se despede da ginástica.

Em uma carta aberta publicada nas redes sociais nesta quinta-feira (25), o ex-atleta desabafa sobre a demissão no Esporte Clube Pinheiros após a repercussão do caso, e lamenta ter tido o “sonho ceifado”.
 

Leia a carta na íntegra:

“Recebo várias mensagens de vocês, que gostariam de me ver competindo nas olimpíadas. Era um sonho que compartilhava com todos vocês, mas pessoa como eu "terá seu sonho ceifado". Quem denuncia racismo, principalmente com uma instituição tão grande, será silenciado e desligado de quaisquer possibilidades de voltar a representar este país. Sobre assistir olimpíadas, acho muito perverso por vários motivos óbvios. Era um sonho como qualquer atleta, que trabalha duro e sabe o seu potencial através dos resultados alcançados. Enquanto estiver uma pessoa na seleção masculina que me faz passar um dos momentos mais difíceis publicamente, não irei torcer e muito menos acompanhar. É sobre preservar o mínimo da minha saúde mental, que quase acabou comigo anos atrás... Não gostaria de falar neste lugar de dor, mas infelizmente são minhas últimas experiências na ginástica!”

 

 

Relembre o episódio de racismo

Em vídeos para o Snapchat, os ginastas Arthur NoryFelipe Arawaka Henrique Flores gravaram uma sequência de vídeos com piadas de cunho abertamente racista contra Ângelo Assumpção: “Seu celular quebrou. A tela quando funciona é branca, quando ele estraga é de que cor?”, questiona Arthur Nory. “Preto!”, respondem os outros ginastas. “O saquinho do supermercado é branco. E o do lixo? É preto!”.

 

arthur nory-africanize
 

Em 2021, o ginasta fez uma publicação questionando o porquê de não ter aceito em nenhum clube após a exposição do caso de racismo: “Eu juro que queria entender pq até hoje não consegui achar um clube para treinar. Qual foi o crime que cometi pra ser banido da ginástica?

 

 

Nas Olimpíadas de Paris 2024, o atleta Arthur Nory foi classificado para disputar a modalidade de ginástica artística, representando o Brasil. 

Danilo Castro

Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.