• 08-11-2024

Cantora e compositora é diagnosticada com Síndrome de Taquicardia Ortostática Postural (POTS), síndrome de Sjögren e síndrome de ativação dos mastócitos (MCAS)

Solange Knowles  abriu recentemente o coração sobre sua jornada de saúde, abordando as dificuldades associadas aos distúrbios autoimunes dos quais sofre.  

A cantora e compositora, que é diagnosticada com Síndrome de Taquicardia Ortostática Postural (POTS), síndrome de Sjögren e síndrome de ativação dos mastócitos (MCAS), compartilhou suas experiências em um comentário no Instagram de Shaun Ross. O músico, que também luta contra a POTS como consequência de COVID longa, havia se aberto sobre seu diagnóstico no mês de outubro. 

Em sua resposta, Knowles expressou solidariedade e apoio, dizendo: " Enviando muito amor e força para você, Shaun, e para todos nos comentários que estão lutando contra os sintomas debilitantes, confusos e solitários da POTS ". Ela destacou a complexidade da condição e mencionou que se sente identificada com a dificuldade de não querer que a saúde defina sua identidade. 

A POTS, como explicada pela Cleveland Clinic, é uma condição que causa uma frequência cardíaca anormalmente rápida quando a pessoa muda de posição, como ao passar deitada para em pé. A doença afeta entre 1 a 3 milhões de pessoas nos Estados Unidos, e seus sintomas podem ser incapacitantes, afetando o bem-estar físico e emocional. 

 

 

Além de sua luta contra a POTS, Knowles também enfrenta os desafios impostos pela síndrome de Sjögren e pela MCAS. A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune que ataca as glândulas salivares e lacrimais, causando secura nos olhos e boca. Já a MCAS é uma condição que provoca reações alérgicas graves e recorrentes, como urticária, dificuldade para respirar, e inchaço. Knowles foi diagnosticada com ambas as condições em 2018, o que a motivou a buscar apoio e compreensão de outras pessoas na mesma situação. 

A artista também reconheceu o trabalho da  Dysautonomia International , uma organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com distúrbios do sistema nervoso autônomo. “ Foi realmente um recurso incrível para mim, e eu me sinto muito grata à comunidade spoonie por me segurar durante meus momentos de total incerteza! ” declarou Solange, expressando sua gratidão pelo apoio recebido. 

Este não é o primeiro relato público de Solange sobre suas lutas de saúde. Em 2021, no aniversário de dois anos de seu álbum "When I Get Home", a cantora compartilhou detalhes sobre suas dificuldades, sem, no entanto, mencionar seus diagnósticos. Ela revelou que estava enfrentando sérios problemas de saúde, enfrentando hospitalizações e momentos de insegurança, mas com a esperança de superar os desafios e encontrar forças para seguir adiante. 

A crescente prevalência de doenças autoimunes é um fenômeno que vem sendo observado em muitas partes do mundo, com fatores como a mudança no ambiente e a exposição a novos agentes externos contribuindo para o aumento de casos. De acordo com o National Institutes of Health (NIH), a conscientização sobre esses distúrbios é fundamental para que as pessoas procurem o auxílio médico adequado. 

Redação Africanize

Redação do Africanize