• 07-09-2024

Com criação, estratégia e direção de filme manifesto realizadas por time de pessoas pretas, instituição quer criar movimento sobre o tema

Em campanha desenvolvida pela agência Moringa, o Sebrae promove durante o Mês da Consciência Negra nova comunicação de apoio ao afroempreendedorismo nacional que movimenta cerca de R$ 2 trilhões no País. Atuar em prol da prosperidade e visibilidade de negócios negros é necessário e urgente. Com isso em mente, muito mais do que campanhas acerca do tema, o Sebrae quer criar um movimento de apoio. 

 

A atual fase do trabalho tem como objetivo incentivar as pessoas, negras ou brancas, a comprarem de negócios liderados por pretos e promover o desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, visa continuar informando e educando sobre a desigualdade social que ainda está presente nesta temática. Um exemplo desse cenário é o fato de que 82% dos negros empreendedores brasileiros, que representem a maioria neste setor do país, afirmam que sofrem preconceito em seus negócios. 

 

 

Com criação de um squad de colaboradores pretos que é protagonista das decisões e dos conteúdos elaborados desde o início, a estratégia conta com um filme feito pela Produtora Malala e dirigido por Viviane Santos, mulher preta que dá ainda mais força e significado ao discurso.  

 

O conceito central das iniciativas atuais segue o mote da campanha macro sobre afroempreendedorismo lançada recentemente pelo Sebrae: "Se o Negócio Tá Preto, tá fazendo a diferença.” A campanha conta com o filme manifesto e, como sustentação, há peças estáticas, animadas e vídeos no digital. A estratégia de comunicação conta também com a participação de Tia Má (Maíra Azevedo) - jornalista, militante do Movimento Negro e influenciadora - para promover a mensagem do Sebrae nas redes sociais. 

 

Redação Africanize

Redação do Africanize