• 18-09-2024

Ator carioca viverá Jonatas em "Terra e Paixão", nova novela da Globo, e celebra momento especial na carreira.

Aos 41 anos de idade, o carioca Paulo Lessa chega ao seu primeiro personagem de destaque em uma novela das nove. Em “Terra e Paixão”, ele viverá Jonatas, integrante de um triângulo amoroso envolvendo Aline (Bárbara Reis) e os irmãos Caio e Daniel (Cauã Reymond e Johnny Massaro).  

Lessa terá em seu núcleo familiar nomes da categoria de Flávio Bauraqui (seu pai na novela) e Camilla Damião, intérprete de Menah, sua irmã O ator esteve a pouco tempo em “Cara e Coragem”, também da Globo, e celebra o momento de ascensão na carreira. “O mais gostoso de tudo isso é ter conseguido essa oportunidade que é fruto de muito trabalho, né? Principalmente do meu trabalho mais recente que foi "Cara e Coragem" onde fui testado com outros quinze atores para conseguir o personagem Ítalo, né? E depois, para minha surpresa até, eu fui convidado pelo Luiz Henrique Rios e o Walcyr Carrasco para fazer o Jonatas na próxima novela das nove que é “Terra e Paixão”. Então, eu fiquei assim muito surpreso, muito feliz, de ter conseguido ter conseguido emendar de trabalho que é tão complicado, tão difícil, né?”, contou o ator para a Africanize.  

paulo-1.jpg
Créditos: Mia Shimonn

Jonatas é ativista e luta por direitos e é um fiel escudeiro e apaixonado pela mocinha da novela, Aline, por quem sempre foi apaixonado. Para Paulo Lessa, o personagem    se confunde com sua vida pessoal em relação ao idealismo. O ator diz nunca ter duvidado da possibilidade de seguir a profissão. Ele largou o caminho para ser fisioterapeuta para virar artista e hoje colhe do que plantou. “O Jonatas tem um pouco disso, né? Essa determinação na possibilidade, por exemplo, de fazer uma agricultura sustentável, ele acredita que é possível fazer e não abre mão disso. Então eu acho que a gente confunde ali. Estou emprestando muito da minha determinação pra ele”, revela.  

Para quem decidir torcer pelo Jonatas conquistar o coração de Aline no início da trama pode ficar um pouco frustrado com a concorrência pesada, mas para o ator é cedo ainda para cogitar qualquer coisa. Segundo Paulo, o ativista tem um coração grande e é uma pessoa transparente, o que pode ser um trunfo para conquistar o coração da amada e do público.  

Quando questionado sobre se atingiu o ápice da carreira, o artista não se exime de mostrar que sonha ainda mais alto: “O auge da carreira, eu acho que vou ser um pouco mais ambicioso. Acho que o auge da carreira ainda está por vir, hein? Mas eu considero que eu estou vivendo um momento muito especial. Porque ter sido um dos protagonistas  lá em “Cara e Coragem”, assumindo uma responsa grande assim né? Sendo um rosto desconhecido. Você chegar numa novela da Globo em um horário tão popular e assumir o protagonismo junto com Tais Araújo, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado é uma responsabilidade e eu acho que eu consegui corresponder essas expectativas, né?”  

De fato, Paulo Lessa cumpriu tão bem as expectativas que volta em pouquíssimo tempo para a telinha.  

Confira mais um pouco do nosso papo com ele:  

 

Africanize: Você quase foi um jogador de futebol profissional. Conta um pouco dessa história para gente?  

Pois é, essa história do jogador profissional de futebol, né? Eu já dei algumas entrevistas falando disso, eu acho que a galera confunde um pouco, mas eu não fui jogador profissional. Eu sonhava em ser um jogador profissional, assim como muitos meninos brasileiros, eu fiz muito testes, tentei muito, tive a oportunidade de ir jogar no futebol fora, da Espanha, e na época minha mãe não permitiu. Eu fui convidado pra fazer um período de testes no espanhol de Barcelona, eu tinha 16 anos e ela não permitiu. Foi o máximo a que eu alcancei. Vivi esse sonho, infelizmente não consegui ou felizmente, não sei. Mas continuo amante do futebol, sou um apaixonado por futebol. Torcedor do Flamengo e um admirador do futebol. É isso.  

 

paulo-3.jpg
Créditos: Mia Shimonn

Africanize: A cada ano vemos mais mocinhos e mocinhas pretos em papéis de destaque. Acredita que é um movimento sem volta?  

 

Eu fico muito feliz de estar participando de um momento tão especial como esse. É sempre importante a gente lembrar que é uma luta de muitos anos.  Tiveram vários atores que abriram as portas, né?lutaram muito para que a gente tivesse esses espaços hoje. Então dona Ruth de Souza, dona Léa Garcia, Zezé Motta, Tony Tornado, Antônio Pitanga, seu Milton Gonçalves, entre outros. Então eu fico feliz de estar vivendo este momento, de estar fazendo parte desse momento, digamos assim, de uma virada no nosso audiovisual. E acredito sim que é um momento sem volta porque essa discussão está cada dia mais latente na nossa sociedade. Eu acho que o audiovisual não pode ficar fora disso. Não pode ser um movimento a parte do que acontece no mundo e hoje no mundo a gente discute sim a entrada de pessoas negras em todas as áreas. Então o audiovisual não pode ficar de fora. A sociedade quer se ver representada nos seus produtos, os produtos que ela consome, então eu acho assim que é um um movimento sem volta e que na verdade só vai crescer, só vai evoluir. É isso.  

 

Africanize: Uma mensagem de chamada para o público te acompanhar nesta próxima saga?  

 

Eu quero convidar todo o público para assistir “Terra e Paixão” a partir do dia 8 de maio. Eu já tô apaixonado pela novela, novela tem um elenco incrível e eu acho que as pessoas vão conseguir se identificar muito com os personagens. São personagens muito assim… e acho que as pessoas vão se emocionar, vão se divertir e vão se apaixonar por “Terra e Paixão”, com certeza. É isso! Vem acompanhar com a gente. Um beijo.  

 

O primeiro episódio da novela vai ao ar em  8 de maio de 2023 .