• 16-09-2024

O Ministério da Cultura (MinC) vai lançar uma plataforma de streaming gratuita para produções nacionais ainda este ano. A pasta confirmou a nova ação da Secretaria do Audiovisual (SAV). A ideia da iniciativa é  “promover a diversidade cultural do Brasil ao disponibilizar gratuitamente uma ampla gama de conteúdos audiovisuais nacionais, incluindo filmes, séries e documentários” , segundo informações do ministério.  

 

A plataforma deve ser lançada no segundo semestre deste ano. Ainda de acordo com a pasta, o projeto, que está em fase de finalização, tem como objetivo enriquecer o panorama do consumo de produções audiovisuais brasileiras e garantir maior acesso às produções do país para os cidadãos.  

 

gnB1TheSEKD1DusOfkFtvZo4Ee2OoPwPt3im_XbJMbmrdYjze2dqcBsPFkYCD5YFpEr5ORfcw5YBoggSAXtJwDuvhwRHVAPiSlkGKPiNub-tUwQfVtvfdOOGqjMfN5jS5dCfn11RRGRtwlItBuiyk1M
Ministério da Cultura vai lançar plataforma de streaming público para produções nacionais  

 

Algumas questões ainda precisam ser respondidas como a forma de financiamento da plataforma ou quais seriam as produções inseridas no catálogo, já que tantas produções já fazem parte da oferta de serviços pagos. Além disso, a pasta não especificou como seria a escolha para fazer parte da plataforma, se edital ou outro tipo de contrato.  

 

Uma plataforma de streaming gratuita com acesso às produções nacionais já é uma questão no setor. Em 2023, Igor Kupstas, diretor da O2 Play, braço de distribuição da O2 Filmes, defendeu a criação de um serviço que agregasse conteúdos audiovisuais brasileiros, o que poderia facilitar a existência de cineclubes e também ser usado em ações educativas em escolas e comunidades. Além, é claro, de facilitar o acesso à cultura para uma maior parcela da população.  

 

Redação Africanize

Redação do Africanize