• 18-10-2024

Jovem afirma que as candidaturas de emprego foram ignoradas até que ele mudasse o nome no currículo; entenda o caso

Dwight Jackson, um homem negro, entrou com um processo contra o Shinola Hotel em Detroit, alegando discriminação racial após afirmar que suas candidaturas de emprego foram ignoradas até que ele alterou o nome em seu currículo para um nome que não soasse étnico.  

De acordo com Jackson, ele se candidatou várias vezes ao Shinola Hotel entre janeiro e abril de 2024, usando seu nome verdadeiro, mas só recebeu um convite para entrevista após mudar o nome no currículo para "John Jebrowski". " Isso o fez questionar: 'Quantos outros empregos ao longo do caminho não me deram oportunidade por causa da cor da minha pele?', e ele está se questionando, está questionando sua autoestima ", disse o advogado de Jackson, Jonathan Marko, à NBC News.  

O hotel nega veementemente as acusações. “ As descobertas preliminares de nossa investigação interna relacionadas a esta alegação revelaram inconsistências significativas com as alegações do autor ”, disse a empresa em uma declaração oficial. “ É lamentável que o advogado do autor tenha escolhido levar essas alegações infundadas à mídia antes que a devida diligência tenha sido concluída.  

Quase imediatamente após a entrevista, Jackson revelou seu verdadeiro nome e foi demitido pela empresa. “Pouco depois que Jackson passou pelo processo de entrevista, ele foi informado de que não era mais um candidato viável para o cargo , diz o processo.  

A intenção de Jackson, conforme explica seu advogado, é garantir que a suposta discriminação não afete mais ninguém. “Ele definitivamente não quer que isso aconteça em Shinola, ele não quer que isso aconteça em sua cidade natal, Detroit”, afirma Marko. “Mas se ele puder fazer a diferença para outras pessoas nos Estados Unidos, é isso que ele quer fazer .  

Mudança de nome acontece em diversos lugares  

Giannis Antetokounmpo, estrela da NBA, enfrentou barreiras por conta do sobrenome de origem, ao se mudar para a Grécia com a família. Para se integrar melhor e evitar discriminação, ele e sua família adotaram um nome mais grego: "Antetokounmpo". O nome original da família, "Adetokunbo", foi transformado para soar mais familiar aos gregos.  

Danilo Castro

Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.