• 07-09-2024

Campanha da Chevrolet e Djamila Ribeiro busca empoderar mulheres no trânsito e arrecadar fundos para habilitação através de financiamento coletivo.

A escritora, filósofa e ativista Djamila Ribeiro une forças com a Chevrolet para promover um projeto inovador que busca incentivar mulheres a tirarem suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). A campanha, cocriada entre a montadora e Djamila, tem o objetivo de empoderar mulheres, destacando a importância da CNH como símbolo de liberdade e autonomia.  

 

De acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), apenas 35% das CNHs ativas no Brasil pertencem a mulheres. A marca Chevrolet, por meio da plataforma de comunicação do Tracker, promove uma abordagem disruptiva na indústria, empoderando mulheres em suas campanhas publicitárias, e agora dá um passo adiante ao inspirar mulheres a tirarem suas habilitações a partir da história de vida da própria Djamila Ribeiro.  

 

fgd-6125-2.jpg

 

Djamila, sendo uma das mais importantes vozes na luta antirracista e feminista no país, revela que, apesar de sua trajetória de vida, ainda não possui CNH e, aos 43 anos, decidiu dar esse passo rumo à independência no trânsito. A iniciativa tem como mote  “Para quem dirige a própria vida” , visando quebrar estereótipos e preconceitos existentes no trânsito, além de encorajar mulheres a superarem o medo de dirigir.  

 

O planejamento da campanha contou com a participação da Plano Feminino, consultoria de gênero e diversidade que promoverá diálogos representativos e sem estereótipos. A Chevrolet também irá apoiar uma ação de financiamento coletivo em parceria com a ONG Plano de Menina, que visa conectar meninas de periferias e capacitá-las profissionalmente. Inicialmente, a Chevrolet doará R$ 1 milhão para essa ação afirmativa, que possibilitará que mulheres sem condições financeiras tenham a oportunidade de obter suas CNHs.  

 

A campanha incluirá um filme nacional protagonizado por Djamila Ribeiro e Marcos Mion, embaixador da marca Chevrolet, além de uma websérie em que Djamila mostrará o passo a passo de tirar a CNH. Influenciadoras também participarão da iniciativa, incentivando outras mulheres a fazerem o mesmo.  

 

A Chevrolet reforça o compromisso em promover um trânsito mais igualitário, mostrando que a CNH é um instrumento poderoso de empoderamento e liberdade para as mulheres.  

Cibele Almeida

Diretora de Conteúdo e comunicadora apaixonada por música, moda e tudo que se relaciona à comunidade negra.