• 13-06-2024

Você sabia que o filme "Vingança & Castigo" foi baseado em fatos reais? Isso mesmo! O novo sucesso da Netflix tem muito a dizer sobre como uma parte importante da história das pessoas negras foi embranquecida.     

Os personagens foram inspirados em fatos e pessoas que de fato existiram. A maioria das representações de cowboys brancos rebeldes que você vê em todos os filmes de faroeste clássicos foram copiadas de cowboys que eram, na verdade pretos.     

Os primeiros cowboys eram negros! COW-BOY referindo-se a um termo usado para designar homens negros que acabaram de ser libertados da escravidão e tiveram que se mudar para o oeste por não conseguirem encontrar um emprego para sustentar suas famílias. Uma vez que nenhum estabelecimento contratava ex-escravos mesmo que tivessem mais habilidades que os brancos.

 

Vingança e Castigo
Foto: Netflix  


Inclusive foi assim que os Sindicatos do Trabalho foram criados porém por pessoas brancos pra se assegurar pois temiam perder seus empregos para pessoas pretas mais qualificadas e talentosas.      

BASS REEVES interpretado pelo lendário ator Delroy Lindo era a figura preta mais famosa dessa época, inclusive se tornou uma referência para muitos heróis cowboys brancos fictícios, já que foi o primeiro deputado preto a caçar e capturar bandidos e cowboys brancos e pretos.     

Existem inúmeras histórias sobre pessoas pretas que foram escondidas ou destorcidas neste mundo. E nossa missão aqui é dar voz a todas elas! E você, já assistiu o filme Vingança e Castigo?

 

 

 

🎥 disponível na  @netflixbrasil

 

Redação Africanize

Redação do Africanize