• 18-10-2024

Formada por equipe 100% preta, empresa surge para facilitar a organização de viagens

São escassos os dados disponíveis sobre viajantes negros, evidenciando a falta de discussão sobre esse assunto. Em 2022, o Brasil registrou cerca de 3 milhões de pessoas viajando para o exterior, mas lamentavelmente, não existem informações sobre a composição racial desse grupo. Uma pesquisa realizada em 2018 pela turismóloga Thainá Santos revelou que 46% das pessoas negras já enfrentaram situações de racismo ou injúria racial durante suas viagens pelo Brasil. Em um contexto em que o bem-estar e o lazer das pessoas negras ainda são negados, viajar permanece, infelizmente, um privilégio. No entanto, existem empresas determinadas a mudar essa realidade.  

A Nkosi Viagens surge alinhada com movimentos internacionais, como o "Black Travel", que se dedicam a desenvolver negócios relacionados a viagens centradas nas experiências de pessoas negras. Com uma equipe 100% composta por profissionais negros e um atendimento exclusivo e humanizado, a empresa organiza pacotes de viagens pelo Brasil e pelo mundo, acompanhando os viajantes desde a escolha do destino até a chegada ao local.  

— Temos como princípio fundamental manter um quadro de funcionários 100% negro, garantindo que a renda gerada circule dentro da comunidade negra. Para nós, a emancipação do povo negro deve ser acompanhada por empoderamento econômico, de modo que o apoio financeiro também alcance essa comunidade — enfatiza o fundador da Nkosi, Felipe Talahoji  

Apesar de ser uma agência recente, a Nkosi já demonstra seu diferencial desde sua fundação. Felipe, engenheiro e servidor público, começou a empreender no ramo do turismo em 2014, vendendo milhas aéreas para pequenas agências. Em um momento de recomeço, em março de 2022, ele e sua parceira Vanessa Vicente fundaram a Nkosi, oferecendo serviços diretos de passagens aéreas com milhas, hospedagem e transfer para os viajantes.  

Além do Afroturismo   

A Nkosi não se limita a focar exclusivamente no afroturismo, que celebra a cultura, história e contribuições dos afrodescendentes em diversos países. A empresa se dedica também a construir pontes culturais, educar e inspirar viajantes negros em todo o mundo. Reconhecem a importância de criar, não apenas, espaços que representem a comunidade negra, mas também oportunidades que capacitem profissionais negros a desempenhar papéis de liderança no setor de turismo.  

Ainda que o turismo seja uma das maiores indústrias do mundo, ainda sofre, como muitos outros setores econômicos, com desigualdades e falta de diversidade. Nesse contexto, agências como a Nkosi surgem como uma resposta essencial a essa lacuna, tendo sido fundada para atender à necessidade de um espaço que valoriza a diversidade e autenticidade, desmistificando o setor do turismo e promovendo a inclusão.