• 18-10-2024

Projeto de lei já havia sido aprovado em uma legislação similar no Rio de Janeiro

A Lei Vini Jr, em homenagem ao jogador do Real Madrid e que estabelece medidas contra o racismo nos esportes, foi sancionada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite na última segunda-feira (8). O projeto, elaborado pela deputada Luciana Genro (PSOL), recebeu aprovação unânime em junho, com 44 votos favoráveis.  

A sanção veio um dia após a notícia da prisão de três indivíduos na Espanha por atos racistas contra o atacante brasileiro.  

"Não queremos que episódios de racismo ocorram, mas, se acontecerem, é fundamental que haja um protocolo para combatê-los nos esportes. Trata-se também de uma questão educativa, de combater o racismo de maneira didática no esporte, assim como a LGBTfobia e o machismo", declarou a deputada durante a cerimônia de sanção da lei.  

A deputada federal Fernanda Melchionna e o vereador Roberto Robaina, do PSOL, compareceram ao evento para apoiar a sanção. O projeto foi inspirado em uma legislação similar aprovada no Rio de Janeiro, proposta pelo deputado do PSOL Professor Josemar.  

A lei determina que a partida seja interrompida até que a conduta suspeita seja cessada e, caso volte a ocorrer, que os atletas se retirem da quadra por dez minutos.  

 

Danilo Castro

Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.