• 18-09-2024

Palavras como "Mulher negra"; "Negra li" e "Pessoa negra" também foram restringidos pela plataforma

Nesta quinta-feira (05), internautas apontaram que o Instagram passou a restringir a palavra “Negra” na barra de pesquisa da rede social, associando o termo ao consumo ou venda de drogas. Ao pesquisar termos como “ Negra ”, “ Pessoa    negra ”, “ Mulher negra ” e o nome da cantora “ Negra    Li ”, a rede social do grupo Meta restringe o uso da palavra, associando “ a venda, compra, ou negociação de drogas ilícitas ”.  

Confira a mensagem:  

"A venda, compra ou negociação de drogas ilícitas podem prejudicar você e outras pessoas. Além disso, são práticas ilegais na maioria dos países. Se você ou alguém do seu conhecimento está lutando com o abuso de substâncias, pode obter ajuda com referências para tratamento confidenciais, bem como apoio à prevenção e recuperação."  

 

instagram-restringe-palavra-negra-africanize

 

 

Em publicação feita pelo perfil da Africanize, internautas apontaram que o uso de hashtags com a palavra também foram restringidos pela plataforma.  

“Já faz um tempo que está acontecendo isso, pois nunca mais consegui colocar como hashtag nas minhas postagens, apenas as palavras ‘preta’ ou ‘pretas’”, revelou uma criadora de conteúdo.  

“O meu trabalho é o trabalho de todos os tatuadores que trabalham com tatuagem em pele n*gra, tá sendo congado, flopado e etc só pelas legendas ou direcionamento ”, escreveu um internauta.  

 

Internautas-denunciam-Instagram
 

Em nota enviado à Africanize nesta quinta-feira, o grupo Meta informou que o problema técnico foi resolvido. 

"Mais cedo, um problema técnico afetou a experiência dos usuários no Instagram e Threads. Resolvemos o problema o mais rápido possível e nos desculpamos por qualquer inconveniente." 

Danilo Castro

Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.