• 18-09-2024

Jogador é considerado um traidor para a torcida francesa; saiba mais!

Nas Olimpíadas de Paris, qualquer toque na bola por  Joel Embiid  é suficiente para desencadear uma onda de vaias vindas da torcida francesa. Durante o jogo de basquete de terça-feira (06), dos Estados Unidos contra o Brasil, o atleta recebeu uma onda de vaias. O motivo? Ele veste a camisa do ‘Dream Team’ em vez da seleção francesa. 

Joel Embiid nasceu em Yaoundé, Camarões. Foi lá que sua jornada no basquete começou, descoberto pelo compatriota e jogador da NBA,  Luc Mbah a Moute . Aos 16 anos, ele se mudou para os Estados Unidos para seguir sua carreira no esporte. 

 


 

Nos EUA, Embiid trilhou um caminho de sucesso que culminou em 2014, quando foi selecionado pelo Philadelphia 76ers na NBA. Sua performance lhe rendeu o título de MVP da liga no ano passado. Até 2018, ele nunca havia representado oficialmente a seleção de Camarões, mas cogitava a possibilidade de jogar pela França, país onde poderia obter a nacionalidade. 

A Federação Francesa de Basquete iniciou então o processo de naturalização de Embiid, e em 2022, ele finalmente obteve a cidadania francesa. No mesmo ano, Embiid também adquiriu a cidadania americana e optou por defender a seleção dos Estados Unidos, por conta da influência negativa que o país francês exerce em Camarões e nos países africanos. 

 

joel-basquete-africanize
 

 

Esta decisão, vista por muitos franceses como uma traição, tornou Embiid um alvo de vaias. A Olimpíada de Paris é a primeira competição em que ele defende os Estados Unidos, e o cenário não poderia ser mais irônico. Na capital francesa, ele precisa lidar com a hostilidade de uma torcida que um dia esperava vê-lo jogar com suas cores. 

Em entrevista ao veículo de esportes ESPN, o jogador se manifestou sobre a vaia vinda da torcida francesa: “Não me importo. Sou americano e jogo pela torcida dos Estados Unidos.” 

 

 

Redação Africanize

Redação do Africanize