Novembro Negro 2024: confira a programação de eventos em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro
Cidades recebem eventos culturais, educacionais e gastronômicas em celebração ao mês da Consciência Negra
Evento acontece com Tendal da Lapa com Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym entre as atrações musicais
A quarta edição da Boogie Week, festival multidisciplinar voltado à potência negra, terá programação gratuita no Centro Cultural Tendal da Lapa, zona oeste de São Paulo, no dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Entre as atrações musicais estão o grupo Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym. Completam a programação, das 10h às 22h, batalhas de rimas, DJs e bate-papos. Os detalhes serão anunciados nos próximos dias. A programação é toda gratuita e os ingressos devem ser retirados no site da Sympla.
Também estarão no evento empreendedores selecionados especialmente para a Boogie Week, em uma ação que tem como objetivo fomentar negócios nas periferias, contribuir com o desenvolvimento profissional de pequenos negócios e incentivá-los, gerando impacto social e econômico. Por meio de uma parceria da Boogie Week com a bolsa de Valores de São Paulo, nos últimos meses eles tiveram acesso a uma mentoria de gestão financeira. De áreas diversas, como gastronomia (comida e bebidas), acessórios e vestuário, jogos inclusivos e com uma perspectiva afrocentrada, beleza, literatura e serviços, os empresários estarão apresentando suas marcas no Tendal da Lapa. Veja a lista com todos os negócios AQUI.
Mais sobre a programação da Boogie Week 2024
23/nov - Summit “Caminhos Possíveis”- a Boogie Week promove, em parceria com o Google, o summit “Caminhos Possíveis", voltado especialmente a jovens estudantes em fase de construção de carreira. O evento contará com as participações de Rhudson Victor, comediante, Bárbara Karine, escritora, palestrante e professora, e Samuel Gomes, escritor, ativista, palestrante e designer. Além de aprender com as trajetórias e vivências dos convidados, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre os caminhos possíveis de vida, carreira e produção de saberes diretamente com os profissionais, referências em suas áreas de atuação. O summit é gratuito, com direito a certificado de participação. As inscrições já foram encerradas, mas será possível assistir transmissão pelo canal da Boogie Naipe no YouTube.
22 e 29/nov - Racionais MC's em única apresentação em São Paulo - os Racionais MC's encerram a programação da Boogie Week como principal atração musical do evento este ano. O grupo faz suas duas únicas apresentações em São Paulo em 2024 nos dias 22 e 29 de novembro, no Espaço Unimed, zona oeste, já com ingressos esgotados.
Prêmio Griô
O Prêmio Griô, honraria de destaque realizada dentro da Boogie Week, terá seus homenageados deste ano anunciados nos próximos dias. O evento é especialmente dedicado à celebração da excelência negra em suas múltiplas expressões artísticas e vivências. Inspirado nos tradicionais griots da África Ocidental, o prêmio reconhece personalidades negras que atuam como guardiões e disseminadores da cultura, história e saberes ancestrais.
Durante a Boogie Week, o Prêmio Griô celebra indivíduos que, através da arte, música, literatura, dança e ativismo, mantêm viva a herança afro-brasileira e fortalecem a identidade e orgulho negro.
A Boogie Week é uma semana especial em que a cultura negra, a música, a dança e a diversidade se fundem em experiências únicas. Além de oferecer uma celebração da riqueza da herança afro-brasileira, a Boogie Week também é um espaço que valoriza a conexão e a construção de redes. O principal propósito do festival multidisciplinar é gerar alegria, identificação, entretenimento e cultura. Por meio de música, bate-papos e atividades infantis, a programação reúne potências negras com o intuito de compartilhar saberes que rompem barreiras, inaugurando um espaço para a produção cultural, artística e intelectual desenvolvidas por e para pessoas negras. Em 2024, o evento chega à sua 4ª edição. No ano passado, passaram pelo palco do evento nomes como o grupo Pixote, Linn da Quebrada e a atração internacional October London. Entre os participantes dos painéis estiveram Maxwell Alexandre, Nelson Triunfo e Cris SNJ. O prêmio Griô fez homenagens a Emanuel Araújo (póstuma), criador do Museu Afro Brasil, e Beth Beli, co-fundadora do bloco Ilú Obá De Min.
A Boogie Week é idealizada por Eliane Dias, co-fundadora da Boogie Naipe, produtora que representa o Racionais MC's. A direção executiva é de Kaire Jorge, fundador da Labbel Records, selo de trap da Boogie Naipe.
"Este ano a gente vem com um trabalho maior e para um número bem maior de pessoas. Então a nossa expectativa é fazer para as pessoas uma entrega de excelência, mostrando a cultura preta, que é ampla, acolhedora, linda. Que elas tenham tranquilidade nesses momentos que passarem com a gente, queremos ver um sorriso bonito no rosto de todo mundo", comenta Eliane.
A idealização e a realização do evento são da Boogie Naipe e a produção da Boogie Week 2024 é da InHaus.
Redação do Africanize
Cidades recebem eventos culturais, educacionais e gastronômicas em celebração ao mês da Consciência Negra
A edição de 2024 traz as peças dos três premiados deste ano; confira!
O Samba do Zumbi promove integração da comunidade preta e periférica com atrações culturais no Jardim Miriam