• 23-11-2024

O partido ANC, que chegou ao poder com Nelson Mandela em 1994, pode perder eleições pela primeira vez em 30 anos

Os eleitores da  África do Sul foram às urnas na última quarta-feira (29), para votar na eleição mais acirrada desde o fim do apartheid, com as pesquisas sugerindo que o partido do Congresso Nacional Africano (ANC) pode perder sua maioria parlamentar pela primeira vez em 30 anos.  

N5G9NT3pQeTnZVEdvmkz5SGtp68sll0K99y0u3gOtYn5lfH26AdvlwotB53_IjGgAysbd9qzKZPQXTbZMF-NvimChKJxGEpSxPWKm5StdpqnET9am0nBqZtgoqYQsmzNKriNNP_3CJjul-jwkaLCGVg
Sul-africanos vão às urnas em pleito mais acirrado desde fim do apartheid  

ANC  está no poder desde que a democracia foi implementada no país com a eleição de  Nelson Mandela em 1994, porém vem perdendo popularidade devido a casos de corrupção e ao aumento das taxas de desemprego e crime no país.  

Mais de 27 milhões de sul-africanos estão registrados para votar e eleger assembleias em cada uma das nove províncias do país. O novo parlamento eleito escolherá o próximo presidente da África do Sul, cargo atualmente ocupado pelo líder do ANC,  Cyril Ramaphosa .  

O principal partido da oposição da  África do Sul , a  Aliança Democrática (DA) , ganhou a maior parte dos votos na última eleição de 2019 e tem 25% das intenções de voto nas pesquisas.   

Redação Africanize

Redação do Africanize