Maju Coutinho rebate esteriótipos raciais e revela ter estudado em colégio particular e ido à Disney
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Para o presidente e idealizador do Periferia do Futuro, o modelo Carlos Cruz a ação social chega para quebrar paradigmas e estereótipos dentro de uma sociedade em que sua maioria é negra
Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, Bahia, lançou na segunda-feira (6), a campanha 'Novembro Negro' e anunciou o projeto 'Periferia do Futuro'. A iniciativa, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), aconteceu no auditório Abdias do Nascimento, no Terminal Turístico de Portão.
Durante o encontro, a secretária da SEPADHIR, Deize Marize, aproveitou para anunciar o projeto 'Periferia do Futuro', onde jovens das comunidades serão contemplados, de forma gratuita, com cursos de trança para cabelos, maquiagem e costura. "Anuncio essa novidade, que é o projeto Periferia do Futuro. Então, vamos celebrar esse mês com muita esperança e coragem, engrandecendo o legado de tantos heróis e heroínas que nos representam. É uma luta por um Brasil melhor", completou.
No desfile inclusivo, os modelos se apresentaram com peças da Madame Nalwango. De acordo com o presidente e idealizador do Periferia do Futuro, o modelo Carlos Cruz avalia que o projeto chega para quebrar paradigmas e estereótipos dentro de uma sociedade em que sua maioria é negra. "Venho batalhando com isso já tem muitos anos, é preciso dar oportunidade e espaço para esses jovens de periferia, até porque eu sei que a violência acomete a nossa cidade, país e não temos a arte como nosso pivô de transformação. A Periferia do Futuro quebra esse estereótipo, esse paradigma e abre esse espaço para que os jovens estejam muito mais perto da arte, para que possamos educar, acolher e transformar", destacou o modelo.
Como representante da prefeita Moema Gramacho, a coordenadora executiva do Gabinete e presidente da Inova, Inglid Leila, reforçou a importância das políticas públicas no município baiano. "O Novembro Negro sempre é um ato de extrema importância. De conscientização, de reflexão e, em Lauro de Freitas, que é um município que acolhe uma grande quantidade de homens e mulheres negros, representa a ressignificação de tudo que a gente possa fazer em matéria de políticas públicas. Não basta só ter. É preciso que essas políticas públicas aconteçam e atinjam toda essa população", finalizou.
FOTOS :
Redação do Africanize
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Ator conta que já usou outras drogas na juventude, mas que não desenvolveu vícios como com álcool
Cantora publicou uma carta aberta no Dia Nacional da Consciência Negra, na última quarta-feira (20)