• 23-11-2024

Iniciativa da empresa proprietária da marca colaborou com instituições em prol de pessoas com deficiência visual

A Mattel anunciou uma nova expansão da linha Fashionistas, que inclui a primeira boneca com deficiência visual e uma Barbie negra com síndrome de Down. A iniciativa visa promover a inclusão e a representatividade para todas as crianças, independentemente de suas habilidades.  

Para garantir fidelidade na representação das características das pessoas com deficiência visual, a Mattel colaborou com a Fundação Americana para Cegos (AFB). "Ao encerrarmos o mês do Orgulho das Pessoas com Deficiência, acreditamos que esta é uma excelente maneira de fazer com que crianças do mundo todo se sintam incluídas, independentemente de suas habilidades", declarou Tony Stephens, representante da AFB, à CBS News.  

 

barbie-down-negra


barbie-deficiente-visual-africanize
 

 

Os acessórios da nova Barbie com deficiência visual foram desenvolvidos com atenção aos detalhes táteis. A boneca possui uma blusa rosa acetinada, uma saia texturizada com fechos de velcro colorido e a embalagem contém inscrições em braile. Além disso, ela vem acompanhada de uma bengala branca e vermelha com ponta macia e óculos de sol estilosos. Segundo a CBS News, a boneca também reflete o olhar característico de algumas pessoas cegas, voltado ligeiramente para cima e para fora.  

"Foi muito emocionante ter a oportunidade de trabalhar com a Mattel neste projeto", afirmou Eric Bridges, CEO da AFB, em entrevista à CBS News. "Eles não apenas abraçaram o desejo profundo de que a boneca fosse uma representação autêntica de nossa comunidade, mas também de como uma criança cega interagiria com a boneca."  

A linha Barbie Fashionistas tem um histórico de promover a diversidade. Em 2020, a Mattel introduziu bonecas com vitiligo, sem cabelos e com membros protéticos. No ano passado, em parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS), a empresa lançou a primeira Barbie com síndrome de Down. Agora, a Mattel expandiu essa colaboração para incluir uma Barbie negra com a síndrome.  

 

Redação Africanize

Redação do Africanize