• 23-11-2024

Rapper reflete sobre o desejo de mudar a forma em que o mercado musical enxerga mulheres no rap

Ela não é só “Big D!!!”, é também uma grande rapper. Aos 24 anos, Duquesa está pronta para elevar o nível do rap com o show de lançamento do álbum “Taurus vol. 2”. Com rimas ainda mais afiadas, ritmos multifacetados e temáticas cruas, a rapper reafirma o seu valor com uma apresentação sold out em São Paulo, marcada para esta sexta-feira (16).  

 

Em um bate-papo com a Africanize , Duquesa refletiu sobre a sua jornada como artista através dos álbuns “Taurus vol. 1” e “Taurus vol. 2”, a falta de reconhecimento de contratantes com rappers femininas e a sua jornada para ressignificar o cenário musical; confira mais abaixo!  

 

 

duquesa-taurus-vol-2-africanize
 Foto: Isa Cardoso

 

Lançado em maio de 2024, “Taurus vol. 2” é uma continuação direta do seu primeiro disco, “Taurus Vol. 1” (2023). A rapper explica que o primeiro serviu para introduzi-la ao público, e o segundo, para mostrar a sua capacidade de ousar.   

 

Eu acho que o volume um veio na intenção de: ‘Oi, eu existo, sou a Duquesa e faço rap.’,  enquanto o segundo veio como uma Duquesa que pode ser versátil, que pode trazer e ressignificar gêneros como house, que é um movimento que até a própria Beyoncé fez. Trazer o house de volta, mostrar que é preto .”  

 

E não é só o house que ela traz no disco. Entre colaborações com artistas como Tasha & Tracie, Baco Exu do Blues, Jovem Dex, Urias, Zaila e outros, Duquesa apresenta versatilidade enquanto artista – explorando o rap e suas vertentes, do trap ao drill. “ A gente atravessou uma fronteira de cantar rap um pouco de outros nichos, e isso foi muito significativo, porque chegou a outros públicos diferentes ”, explicou a rapper. “Isso é importante, imprimir sempre essa imagem de que as pessoas que estão no rap, por mais que seja ainda muito marginalizado, consegue chegar e ter alcances tão grandes ou compatíveis ao pop, que é tão valorizado no Brasil.”  

 

Show de lançamento de “Taurus vol. 2”, de Duquesa chega com investimento   
 

E para trazer um novo capítulo da experiência “Taurus” Vol. 1 e 2, a rapper conta que tem ensaiado intensamente para o show de lançamento do álbum. “Os ensaios têm sido bem intensos, a gente está fazendo em volta de quatro, cinco horas de ensaio com o ballet, quatro horas de banda, e depois ballet e banda juntos. E tem dias que saio de casa pela manhã e volto meia noite, muito cansada, muito ansiosa, porque quanto mais a gente prepara um show, mais a gente sabe o que vai acontecer”  

 

 

 

 

Entretanto, a apresentação não é apenas um show de lançamento. É uma estratégia para evidenciar a força do rap feminino no showbusiness, que ainda falha em reconhecer a potência das mulheres nos mercado de apresentações musicais. A rapper conta que o espetáculo conta com muitas surpresas, e que provará que Duquesa é o novo pop.  

 

“Estou guardando muito essa experiência. Eu quero que as pessoas sintam que vale muito a pena investir nas mulheres do rap, porque a entrega que a gente vai fazer, é uma entrega muito bem pensada, é uma estratégia muito cuidadosa” , explica. “O meu ballet é muito bonito, com corpos diferentes, todas mulheres pretas. A minha banda inteira é formada por mulheres pretas, então eu acho que essa potência que a gente quer mostrar no dia 16 é´muito a longo prazo, sabe.”   

 

“A gente enfrenta um momento em que as pessoas não veem muita vantagem de contratar shows e espetáculos de mulheres que cantam rap.”  

 

E a lista de convidados do evento é extensa: Urias, Tasha & Tracie, MC Luanna, Yunk Vino,⁠ Ajuliacosta, ⁠Danzo, Zaila e ⁠Laís Rosa dividirão o palco com a rapper baiana, e mais surpresas estão por vir. “Eu não sei guardar muito segredo! Sobre esse show, eu estou guardando muito essa experiência. Estou com convidadas muito potentes, e espero que as pessoas entendam o recado de que Duquesa é o novo pop, e é um pop que comunica com pessoas pretas, com pessoas periféricas. Os ingressos foram pensados de forma estratégica, para que as pessoas pudessem comprar, para que as pessoas pudessem ir.”  

 

“Se a gente esperar muito de outros lugares para mostrar a grandeza que a gente tem, a maioria das vezes a gente não vai conseguir. A gente primeiro fez o nosso próprio investimento, que olha, vamos mostrar uma entrega foda”, concluiu.  

 

Duquesa-novo-show-africanize
 Foto: Julio Justo

Futuro de Duquesa na música  

 

Para a nova etapa da carreira, Duquesa quer focar em conhecer novos Estados do Brasil em uma futura turnê. Indicada ao BET Awards 2024, na categoria “Melhor Novo Artista Internacional”, a jovem reflete sobre a ansiedade dos artistas em internacionalizar seu trabalho, e que quer dar um passo de cada vez.  

 

“Eu tenho muita vontade de colaborar com artistas que gostem do meu trabalho, porque esse fanatismo de internacionalizar o nosso trabalho, é uma ansiedade muito grande dos artistas. Eu tenho tanta coisa para fazer aqui no Brasil, tantos Estados para ir e tantas pessoas para conhecer, tantos artistas para colaborar”  

 

Mas, é claro, ela não esconde que o seu grande desejo é colaborar com a cantora norte-americana SZA. “ É o meu sonho master, não é segredo para ninguém. Mas um dia vai acontecer! ”, confessou. “Acho que no momento certo da minha carreira vai chegar esse dia, e eu quero colaborar com artistas que me admirem tanto quanto eu admiro eles”.

 

Foto de capa da matéria: Isa Cardoso/Divulgação

 

Danilo Castro

Jornalista carioca, DJ e comunicador apaixonado por música. Ama a cultura pop negra tanto quanto comer frutos do mar.