Maju Coutinho rebate esteriótipos raciais e revela ter estudado em colégio particular e ido à Disney
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Terminou em protesto o evento Mentoria Day, promovido pela OAB-RJ, na última quarta-feira (29), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A vice-presidente da entidade, Ana Teresa Basílio , encerrava o evento num palco majoritariamente com advogados brancos, em tom de campanha, ela é a candidata da situação à presidência da entidade nas eleições de novembro deste ano, quando a advogada negra Shirlene Mendes , presidente da Comissão Oab vai à Escola, iniciou um discurso de protesto.
“A OAB do Rio de Janeiro é racista. Eu tenho três reclamações protocolizadas. Eu advogada, preta, pobre, sem marido desembargador, não sou desembargadora aposentada, não sou sócia rica e branca. Essa OAB do Rio de Janeiro me prometeu fala, Eu comprei roupa nova parcelada. E o que fizeram? Não me deixaram entrar. Foi isso o que fizeram. Em novembro, na hora de votar, pensem muito bem. A Ordem dos Advogados do Brasil ela não é governada do alto do helicóptero (uma referência às viagens de helicóptero de Ana Teresa para visitar as subsedes da OAB), ela é governada do chão da fábrica. Somos nós que pagamos a anuidade de forma parcelada” , disse Shirlene, que continuou protestando contra a falta de representatividade negra e de mulheres nas instâncias decisórias da OAB-RJ.
Não foi a primeira vez que a falta de representatividade negra é questionada na OAB-RJ . Em setembro do ano passado, durante a Terceira Conferência Estadual da Mulher , a advogada e conselheira Fernanda Mata, integrante da Comissão de Prerrogativas, foi silenciada. A palavra dela foi abruptamente cortada quando reivindicava frente a uma desembargadora presente ao evento uma sala adequada para as advogadas amamentarem seus bebês do Fórum.
O episódio causou grande repercussão e revolta, ao ponto de o presidente da OAB-RJ , Luciano Bandeira , ter feito uma retratação pública.
Em relação ao Mentoria Day , a seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB-RJ ), agradece a participação de mais de 1.700 advogadas e advogados, representados em ampla diversidade, e que se deslocaram de todo o estado para esta oportunidade de se aprofundar em diferentes temas de interesse da advocacia.
Redação do Africanize
Jornalista refletiu sobre esteriótipos comuns no Brasil que associam pessoas negras a situações de extrema pobreza
Ator conta que já usou outras drogas na juventude, mas que não desenvolveu vícios como com álcool
Cantora publicou uma carta aberta no Dia Nacional da Consciência Negra, na última quarta-feira (20)